Aparelho Estético – Braquetes de Porcelana x Safira

Tenho ouvido falar sobre esta polêmica com certa frequência ultimamente.

Afinal de contas o que é bracket de safirae o que é bracket de porcelana?

Na verdade a safira é uma porcelana monocristalina enquanto que os brackets ditos de porcelana são feitos com porcelana policristalina.

A diferença está na forma como os brackets são produzidos.

A porcelana policristalina é produzida a partir da precipitação de partículas de óxido de alumínio e passa por um processo de acabamento em que é aquecida e cortada.

A porcelana monocristalina (safira) é produzida pela fundição das partículas de óxido de alumínio a temperaturas altíssimas seguida de um resfriamento.

Então esta peça, que tem uma estrutura molecular muito parecida com a da safira natural (daí o nome) é recortada no tamanho e formato dos brackets originando peças mais resistentes e translúcidas.

Mas, apesar da porcelana ser um material de ótima qualidade, a safira ainda é superior em termos de estética, atrito e resistência.

Os brackets de cerâmica ou porcelana, assim como os de safira nunca sofrem alteração de cor mesmo que se tome muito café ou em fumantes.

O que acontece quando vemos uma pessoa com este tipo de aparelho muito amarelado ou escurecido, é na grande maioria das vezes a alteração nas ligaduras elásticas (borrachinha).

As borrachinhas do aparelho pigmentam muito facilmente por serem transparentes.

Nestes casos não há muito o que fazer a não ser voltar mais cedo ao ortodontista e trocar tudo.

Além disso, fazer bochechos e escovar os dentes logo depois daquele cafezinho, molho de tomate ou açaí pode reduzir sensivelmente o escurecimento das ligaduras.



Deixe uma resposta